
JOB HUNTER
EMPRESA
ESPECIALIZADA EM RH
Métodos e Técnicas de Seleção
Sabemos que na hora da seleção o que vale é a criatividade para separar seus futuros funcionários dos outros candidatos. Fazer com que o candidato saia da sua zona intima para se mostrar a nível de conhecimento, pode parecer uma tarefa difícil, mas algumas métodologias como: Entrevistas, Provas de conhecimento e Dinâmicas de grupo podem auxiliar desse momento, são formas objetivas, simples e fáceis de aproximação entre o candidato e o Avaliador.
-
A dinâmica de grupo é uma das técnicas mais utilizadas para a seleção de pessoas. As dinâmicas são muito eficientes quando aplicadas com um objetivo bem-definido e por profissionais com formação adequada, porém quando são aplicadas sem técnicas e sem profissionais qualificadas a desenvolver as atividades, podem se tornar apenas brincadeiras. As dinâmicas são utilizadas para que os avaliadores possam identificar e verificar competências que os candidatos apresentam. Nesse processo podemos identificar o comportamento, o processo (como ele age com negociação, comunicação, métodos de trabalho, tomada de decisão, liderança, entre outros) e com o mercado (as parcerias, estratégias, otimização de recursos, planejamento, gestão, entre outros).
-
A entrevista, se bem conduzida, poderá ser produtiva para o Avaliador, fazendo com que o candidato se sinta a vontade para contar suas experiências, suas expectivas e mais sobre sua personalidade. Em uma simples conversa o avaliador poderá identificar a formalidade que o candidato levará o diálogo, intimidade e tratamento que ele utilizará, seu introzamento nos assuntos abordados, seu nível de conhecimento entre outros aspectos.
-
A prova de conhecimento pode ser aplicada oralmente ou por questionário escrito, ambas as formas tem o objetivo de medir o nível de conhecimento do candidato, dependendo de sua formulação poderá também mostrar como ele trabalha em equipe, se respeita autoridades, como ele reagiria em certas situações e como analisa a sua personalidade.
Cada uma dessas atividades invidualmente tem sua finalidade, e cada uma delas por si só exerce muito bem a função que será designada, se levadas a sérios e com as devidas precauções, mas para conseguirmos um resultado ainda mais eficaz a união dos três deverá ser considerada. Vimos que conhecer seus selecionandos é algo importante, e que temos recursos e maneiras de faze-lo. Siga essa idéia:
Dinâmica
confiança
Seleção
Dinâmica
Liderança
(Damiana Lisboa & Stephanie Mello)
Dinâmica
Percepção

FLEXIBILIDADE. FORÇA. RESISTÊNCIA.