top of page

Planejamento

UM PLANEJAMENTO DEVE SE GUIAR POR PONTOS INDISPENSÁVEIS PARA O OBJETIVO:
 

   Identificar o cliente -  este é o começo para a elaboração do programa. Para a identificação, pergunte: Qual é o problema que será solucionado? Quais são as suas necessidades? E que resultados deverão ser alcançados? Somente o cliente terá as respostas para estas perguntas. Para que um programa de treinamento tenha o resultado temos que verificar as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição.

     O treinamento visa as necessidades do grupo ou indivíduo diante do padrão de qualificação para a boa execução das tarefas de uma função Os resultados traçados definirão as ações a serem tomadas posteriormente.
     Alguns exemplos para realizar um planejamento de treinamento: Questionário; Avaliação de desempenho; Discussão em grupo;

 

OBS: A criatividade deve ser incluída seja qual for o instrumento utilizado.
 

     A elaboração de um programa de treinamento será realizada com base na perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento.
Para definir o que faremos no treinamento, serão fundamentais os seguintes pontos:
  Público alvo - Não será o mesmo treinamento de um técnico para um gerente ou vice-versa.
  Objetivos -  o que se pretende alcançar com um programa de treinamento. Os resultados, não são fáceis de alcançar e de demonstrar, por isso temos que definir os objetivos com algumas características.
  Definição dos temas - após o objetivo, podemos definir os temas e quais assuntos serão levantados dentro deste tema.
  Metodologia - é a forma utilizada para o desenvolvimento do programa de treinamento. Exemplos: auditório; Internet; No local de trabalho.
  Plano de aula - Com todas as etapas anteriores preenchidas deve-se elaborar um plano de aula.

 

Ex: tema central do treinamento, assuntos a serem abordados, horários
Tempo e custo, dois fatores antes de terminarmos a elaboração de um programa de treinamento.

 

     O tempo deve ser determinado a partir das necessidades e características do cliente e do público alvo, assim como a importância do tema a ser abordado.
     O custo deve ser levado em consideração, e este deve ser confrontado com os benefícios que o treinamento irá proporcionar ao cliente.

 

Exemplos de custos: salários dos instrutores, despesa com local, refeições, passagens, materiais, entre outros. (Luiz claudio)

FLEXIBILIDADE. FORÇA. RESISTÊNCIA.

bottom of page